![]() |
Faixa da torcida húngara, anti LGBTQIA+, em partida entre Portugal e Hungria. Interessante observar a camisa preta da torcida. |
EdiSilva
Está acontecendo a Eurocopa, equivalente europeu da Copa América. E, dentro da Eurocopa, uma luta contra os preconceitos se sobressai.
Algumas equipes se ajoelham antes do início do jogo em protesto contra preconceitos e outras, não.
A luta maior é das seleções do lado Ocidental (Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Espanha, Bélgica, Holanda e Portugal (devo ter me esquecido de algumas)) contra as do lado central e oriental da Europa. A Rússia, juntamente com Croácia, Eslováquia, República Tcheca, Hungria, Ucrânia (esta de governo claramente fascista) etc, algumas mais e outras menos, são as que dizem não precisar do gesto contra os preconceitos, pois isso não diz respeito a elas. A seus costumes.
![]() |
Neuer, goleiro da seleção alemã e do Bayern de Munique - Considerado há algum tempo como o melhor do mundo. |
A Hungria há poucas semanas aprovou uma lei que proíbe manifestações favoráveis a LGBTQIA+ (não sei se deixei alguém de fora). Um torcedor da Hungria, no jogo contra Portugal, levou uma faixa que dizia: "Anti LMBTQ", que é a mesma sigla, porém em húngaro. E um dos alvos dos ataques era Cristiano Ronaldo, que jogava contra a seleção húngara naquele dia. Motivo para os ataques não há, pois, caso ele seja homossexual, ninguém tem nada a ver com isso. Na verdade, a vergonha é do preconceituoso.
A Alemanha pretendia colorir seu estádio com o arco íris no dia de sua partida contra a mesma Hungria, no que foi impedida pelos organizadores da copa regional. Mesmo assim o goleiro alemão, Neuer, tem entrado em campo com a faixa de capitão nas cores do arco íris no sentido de incentivar a liberdade e diversidade (ver citação no final do post).
Nesse jogo contra a seleção da Hungria, um torcedor alemão invadiu o campo no momento reservado para os hinos dos países, portando uma bandeira com as cores características.
A DW, portal de notícias alemão, escreveu: "Manuel Neuer usou a braçadeira de capitão como um sinal e "compromisso claro de toda a equipe pela diversidade, abertura, tolerância e contra o ódio e a exclusão", disse o porta-voz da DFB, Jens Grittner" e também: "Uwe Junge, uma das lideranças do partido Alternativa para a Alemanha (AfD) no oeste do país, disse no Twitter que Neuer usou "uma braçadeira de bicha". ".
Nenhum comentário:
Postar um comentário