Neste momento, 15 horas, horário de Brasília, Biden vence no Arizona, que pode lhe dar 11 delegados e em Nevada (6 delegados) e perde no Alaska (3 delegados), Geórgia (16 delegados), em North Carolina (15 delegados) e Pennsylvania (20 delegados).
Como funcionam, em linhas gerais, as eleições norte americanas para presidente:
O voto direto, como o nosso, não decide a eleição. O voto direto somente serve para definir qual candidato vencerá em cada estado e levará o total de delegados daquele estado e esses serão os eleitores em um colégio eleitoral. O candidato que conseguir 270 delegados é o vencedor. Em geral os delegados não desobedecem ao que foi definido nas eleições, mesmo assim, em 30 dos 50 estados exite lei obrigado o delegado a ser fiel à decisão eleitoral. Com exceção do Maine (onde acontecem a maioria dos livros Stephen King 😅) e de Nebraska, em todos os outros estados funciona o sistema: o vencedor leva tudo, ou seja, todos os delegados do estado vão para o vencedor no voto popular.
Existe um impasse quanto ao Arizona, pois alguns já consideram que a eleição no estado foi vencida por Biden, uma vez que faltam certa de 600 mil votos para serem contados e Trump precisaria obter 57,7% E desses votos para vencer no estado. E, pelas projeções, isso não deve acontecer. Nesse caso, Biden levaria os 11 delegados, somando aos 253 que já possui. Isso o levaria para 264 delegados, faltando seis para alcançar a contagem de 270 necessária para a vitória. E esses seis delegados podem vir de nevada, que, apesar do ex vice presidente estar na frente, não deve revelar seu resultado final antes de amanhã.
O que complica para Trump é que na Pennsylvania e na Georgia, Biden vem aumentando seu número de votos em uma projeção que pode lhe dar os 20 delegados da Pennsylvania e os 16 da Georgia, finalizando assim a eleição.
É isso que está levando a campanha do atual presidente a exigir recontagem em alguns estados onde perdeu por pouco e exigir a paralisação da conferência nos estados onde está perdendo também por uma pequena margem.
Não é difícil que o resultado vá para a suprema corte do país, onde Trump trabalhou para colocar a maioria dos juízes a seu favor. Lá, tal como aqui, o presidente pode escolher os membros da suprema corte (o STF de lá) e ele sempre o faz de acordo com as inclinações políticas do escolhido. Aqui sempre aconteceu uma grande gritaria da imprensa quando o PT estava para escolher um novo ministro, pois acusavam que o partido estava escolhendo alguém que seguia sua linha política. Quem escolhe quem vai ocupar a vaga é o presidente. Não há mais o que discutir. Mas aqui o PT sempre seguiu essa gritaria da imprensa e escolheu errado. A maioria do STF de hoje escolhida pelo PT e poucos votam com justiça quando o processo envolve o PT ou Lula.
De qualquer forma, essa será uma eleição muito apertada, podendo haver diferença de quatro delegado pró Biden (Bush . Por isso muita gente compartilhou nas redes sociais a conhecida foto de Aécio com as mãos na cintura acompanhando a apuração de 2014 no Brasil. O detalhe é que colocaram a cabeça de Trump no lugar da de Aécio. E não só pelo resultado apertado, mas porque Trump também ameaça fazer birrinha se perder.Na eleição contra Hillary Clinton, o resultado foi Trump 304 e Hillary 227; Na contagem direta de votos Hillary venceu por uma margem de mais de dois milhões de votos. Ou seja: se fosse uma eleição por voto direto como no Brasil, Hillary teria vencido. E isso não é tão incomum. Trump foi o quinto presidente norte americano a perder no voto popular e vencer em relação ao número de delgados, que é o que vale.
Bem esclarecedor.
ResponderExcluir