EdiSilva
Sabem porque os bolsonARIANOS continuam fiéis ao líder? A maioria participa das redes de zap, twitter e facebook dele. O cérebro humano tende a concordar com o que lhe é dito mais e mais a cada repetição. O cara recebe zaps de várias pessoas com a mesma mensagem. Pode ser até um meme. Entra no twitter e as pessoas às quais ele é ligado repetem a mesma coisa. E vai ao facebook e revê a mesma coisa. Está definida a verdade. Se "todo" mundo está falando, então deve ser verdade. A importância do compartilhamento. O condicionamento clássico ou pavloviano.
Na aprovação da redução das leis trabalhistas, estavam a favor todas as redes de tv, inclusive a globo que tem audiência de quase o dobro dos outros. Além de falarem sobre a importância da reforma todo dia em seus telejornais, emissoras de rádio, jornais e revistas, ainda havia as propagandas do governo nos intervalos. A globonius, a bandinius, etc, entrevistavam "especialistas" a todo momento, pregando a necessidade da reforma.
E isto não começou na tramitação do projeto. Na década de 90, todos os dias eu ia e voltava do trabalho ouvindo a cbn. Já discordava de muita coisa, mas ouvia. Naquela época já havia um tal de josé celso pastore que era entrevistado como especialista em legislação trabalhista. Em todas as matérias com ele, ele repetia que a legislação brasileira estava ultrapassada. Era muito antiga e precisa ser modernizada. Ele deve ter continuado a falar sobre isso durante os anos dois mil. Ele ou alguém que pensava como a emissora.
Quando surgiu o projeto para modificação das leis trabalhistas, o público estava pronto para aceitar tudo como verdade. No mesmo pacote, tanto se falou contra os sindicatos,que o trabalhador achou que se tratava de uma entidade que só servia para tomar dinheiro dele. O mesmo aconteceu com a reforma da previdência. A mesma comunicação massiva em cima do povo.
Hoje temos muitos governadores e prefeitos a favor da quarentena contra o coronavírus. O presidente, que é muito mais visível do que eles, aparece todos os dias naquela patetada em frente ao palácio do alvorada e fala contra a quarentena. Mesmo que a globo hoje esteja favorável, o trabalho dos bolsonARIANOS em desconstruir a imprensa surtiu efeito. Provavelmente (não tenho pesquisa a respeito, a não ser a observação pela internet e alguns casos pessoais) a maioria dos fãs do presidente não assiste ou não leva mais a sério o que bonner fala fazendo a cara do teich.
A incompetência dos partidos de esquerda, mesmo o PT em 13 anos de governo, em sua comunicação facilitou em muito o trabalho de desconstrução da importância das leis trabalhistas na defesa do trabalhador. Como é possível uma negociação trabalhista entre um empregado, que precisa do emprego para sua sobrevivência, e, provavelmente, de filhos e outros dependentes, frente ao empresário que tem o poder de tirar o emprego dele? E o desemprego é arma dos empresários. Se você não aceitar o que ele lhe oferece, tem fila de outros querendo. Um dos piores cenários para os empresários no Brasil foi o final do governo Lula e o primeiro governo Dilma, quando havia um situação de praticamente pleno emprego. Os profissionais podiam negociar contratos mais favoráveis e se o patrão não quisesse, havia muitos outros querendo. O desemprego inverteu a situação.
Mas os próprios trabalhadores foram convencidos através da repetição de que aquilo era ruim para eles. E que o que eles tinham conquistado veio dos céus ou de empresários bonzinhos, que adoram "gerar empregos". Neste caso, vamos adorar os empresários e nos tornar algo parecido com eles, na pregação da imprensa, os "empreendedores" do uber, ou doar boas quantias de dinheiro aos pastores em agradecimento pelo presente que chegou graças à intervenção deles junto a Deus.
Eu tenho problemas com alguns destes pensadores do Brasil atual, mas vou linkar aqui o Leandro Karnal falando sobre o tema da repetição: LEANDRO KARNAL - "O cérebro humano adora a repetição e a fantasia"
Veja também:
- Secretaria de Saúde recebe doação de máscaras produzidas pelo Senac
- Brasil tem mais 6.019 casos de coronavírus e ultrapassa a China em número total de casos
- Elogio a Ibaneis - Entrega de remédios de alto custo em casa
- Números da pandemia no Brasil e no mundo - 29/04/2020
- Coronavírus - GDF amplia cidades atendidas com pontos de testagem contra o vírus
- EUA e os inimigos de todos os dias
- Geopolítica da pandemia: "A verdade é que hoje o Brasil é um pária internacional", diz especialista em saúde global
- Revista Caras y Caretas: “El teatro es un lugar de encuentro”
- Telesur - Boaventura de Sousa: "Moro é o candidato dos Estados Unidos para 2022"
- O 31 de março de Jair Bolsonaro
Nenhum comentário:
Postar um comentário