2022 será o ano em que perderemos contato?
Aparentemente 2022 será um ano de desconstrução. Muita coisa contra a qual nos colocamos nos últimos trinta anos, teremos que engolir em busca do "bem maior". Políticos que combatemos no passado devido à sua política neoliberal, teremos que aceitar para livrar o país do inferno no qual ele está inserido. Será um ano de mudanças profundas principalmente de cabeças, de pensamento.
E teremos que esperar por 2023 para entendermos de verdade o que isso significará para o país. Embarcaremos em um neoliberalismo do PT? E se algo acontecer a Lula, um senhor que assumirá o governo com setenta e sete anos? Podemos ter Alckmin como presidente, algo que lutamos muito em 2006 para impedir. A política muda. Fatos políticos mudam políticas. O PT continuará a apoiar um governo Alckmin na hipótese de Lula deixar a presidência? Quem mudou? O PT, Lula, Alckmin ou a situação política do Brasil? Ou, na verdade, nada mudou. São só nuances das mesmas personagens?
Bom, eu mudei. Não fosse a situação precária em que nos encontramos, eu não votaria em Lula (com essa aliança) pela primeira vez após a volta da eleição presidencial. Mas quais seriam as alternativas? À esquerda aparentemente não teremos outros candidatos. À direita não penso que votaria. E eu nem sei onde se situa Ciro Gomes nessa equação. Ele veio do apoio à ditadura ao PDT, que era esquerda enquanto seu fundador, Leonel Brizola, viveu. Hoje está perdido no limbo político. Ciro a cada dia faz de tudo para desconstruir a credibilidade que ele adquiriu junto à esquerda. E passa a ser um político de nicho. Uns poucos sonhadores, não sei exatamente com o que, ainda o seguem.
Quais concessões estão sendo feitas para que Alckmin entre nessa chapa? O que significa Alckmin no PSB que foi de Arraes? Alckmin renunciou ao seu amor ao neoliberalismo e foi por isso que o PSB o aceitou ou foi só um passo imediatista do partido, sem levar em conta o que isso significa em termos de futuro da legenda? Alckmin é a Marina Silva de 2022?
Não sei. Estou por fora. Sou daqueles que apoiam o PT sem ser filiado, portanto, nada sei do que acontece lá dentro. Mas manterei o voto em 2022, esperando que os ventos mudem e nos levem mais à esquerda do que o que temos hoje como panorama.
E ainda existe a possibilidade de não ser nada disso e o fascista continuar presidente. A máquina anticomunista norte americana deixará Lula vencer? Sim, anticomunista, pois eles taxam Lula e o PT como comunista.
2023 será ano para repensar e decidir por onde seguir.
Eu e o autor unidos no mesmo barco com a mesma tempestade.
ResponderExcluirVamos navegar, porque "navegar é preciso".
Fernando Pessoa