![]() |
Messi e Ansu Fati |
EdiSilva
Corre firme no Barcelona o processo que pede a renúncia do atual presidente do clube, Josep María Bartolomeu. O promotor do voto de censura ao presidente, Jordi Farré anunciou hoje que conseguiram atingir o número necessário de assinaturas para prosseguir com a moção de censura, fazendo com que em seguida seja promovido um referendo no qual todos os sócios do clube com direito a voto poderão dar sua opinião.
O referendo precisa alcançar voto de aprovação de 66,6% dos sócios para obrigar a renúncia. Só falta ser marcada a data da abertura da votação para os sócios, o que pode acontecer nesta quinta feira em reunião da diretoria.
A data do referendo tem um prazo para acontecer: no mínimo dez dias úteis e não pode ultrapassar vinte dias úteis.
O que se espera é que após alcançadas hoje as 16.521 assinaturas, Bartolomeu e sua diretoria renunciem.
O clube acabou de anunciar seu balanço 2019/2020, no qual há um déficit de 97 milhões de euros. Sabe o que é isso em dinheiro aqui da terrinha comandada pelo capetão? Cerca de 641 milhões de reais. E o presidente ameaça com mais uma redução de salário de todos os empregados do clube (incluindo os atletas profissionais. O Barcelona tem, além do time de futebol masculino, o time feminino, equipes de basquete, handebol e hóquei). A satisfação de todo mundo por lá deve estar em alta.
O time começou o campeonato atual, que corre sem público no estádio, e teve vitória de 4 x 0 sobre o Valadolid em casa; 3 x 0 sobre o Celta de Vigo, fora de casa; e empate por 1 x 1 com o bravo valência no Camp Nou, sendo que em boa parte do segundo tempo o Barça ficou sem saída de bola devido à marcação alta do Valência. O que faz equipes serem campeãs em um campeonato como o espanhol é vencer jogos contra Real Madrid, Atlético de Madrid (quando o time terá que enfrentar pela primeira vez o recém demitido Suárez) e Valência, equipe que já está brigando para estar entre os grandes da Espanha. E, claro, fazer o dever de casa contra os outros.
O próximo jogo do Barcelona é fora de casa contra o Getafe, 18 de outubro. É possível que até lá a situação administrativa já esteja resolvida, restando a de campo (conseguirão manter Messi? Koeman conseguirá formar um time mais competitivo que o da temporada passada?) e a financeira (repetindo, pois as finanças influenciam nisso: conseguirão manter Messi?).
Os jogadores prometidos para ajudar a ajustar o time, sem um centro avante de ofício, Memphis Depay, atacante (Lyion) e Eric García, zagueiro (Manchester City), não devem chegar, ao menos por agora, devido ao problema financeiro.
Algo que pode facilitar a vida do clube catalão em futuro próximo é o número de jogadores jovens e promissores. Estão lá:
Iñaki Peña - 21 anos
Ronald Araújo - 21 anos
Santi Ramos - 18 anos
Sergiño Dest - 19
Riqui Puig - 21 anos
Carles Aleñá - 22 anos
Pedri - 17 anos
Ansu Fati - 17 anos - já com dez gols no time titular e grande esperança da seleção espanhola
Trincão - 20 anos
Franckie de Jong - 23 anos.
Todos estes já presentes no banco e jogando pelo time principal.
Um pitaco: o presidente atual deveria renunciar só por ser culpado pela escolhas dos horríveis uniformes recentes do clube.
Com informações de El Confidencial e ESPN
Pra quem "não entende de nada e dá pitaco em tudo", o retrato feito sobre o Barcelona está de uma qualidade ótima!
ResponderExcluirLembrando que eu não entendo nada de futebol, mas sei discernir o bom do ruim.
O bom é aquilo que me agrada.
Kkkkkkkk